segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Top models que amamentam



Amamentar seus bebês (e mostrar isso nas redes sociais) é a última cruzada das modelos



Pelo menos 105.000 pessoas já curtiram o fato de Doutzen Kroes aparecer nas redes sociais defendendo a amamentação – o que incluiposar usando um aparelho de extração de leite e preparando a mamadeira para o seu segundo filho. Ainda nesta semana, ela publicou em sua conta no Instagram mais uma prova do seu ativismo em favor da amamentação: “Rotina diária!”, escreveu ela. “Estou promovendo a amamentação, é o melhor para seu bebê sempre que possível!”.

Há meses essa modelo – uma dasangels da marca Victoria’s Secret – está envolvida na causa. Quem olha a sua conta se depara com várias imagens da carismática modelo dando o peito, seja no meio da rua – demonstrando a normalidade de um ato natural – ou com uma pose estudada e preciosista, junto à sua família, nas páginas da Vogue. 

Kroes não está sozinha. Como brincou o site Yahoo Style, os Instagrams de modelos amamentando são os novos selfies de famosas que acabam de acordar e se deixam fotografar sem maquiagem. A hashtag #Breastfeeding (amamentando) substituiu a#IWokeUpLikeThis (acordei desse jeito), que Beyoncé popularizou no clipe de Flawless. Mas aqui, evidentemente, há um fator bastante diferente: a vontade de normalizar e acabar com os preconceitos sociais envolvidos no ato de amamentar em público e, por outro lado, expressar ao resto do mundo que elas fazem parte do clube pró-amamentação. Investiguemos quem é quem nesse fenômeno das redes sociais:

Gisele Bündchen, a “multitarefa”



Em dezembro de 2013, a brasileira postou uma foto polêmica, onde se gabava de fazer #multitasking (“multitarefa”, hashtag que ela depois apagou) por conseguir dar o peito enquanto uma equipe a embelezava (ainda mais). Nem todas as mães que amamentam, obviamente, podem ter três pessoas à sua disposição numa suíte de hotel.

Jamie King, a equânime



A modelo e atriz é uma das poucas que, apesar da crença na amamentação, se arriscaram em favor das mães que decidem não dar o peito. Há 10 meses, ela postou esta foto na qual amamentava o seu bebê, com uma legenda que dizia: “Amamentar não deveria ser um tabu – e dar mamadeira não deveria ser algo malvisto –, é TUDO diversão para a família toda :)”. 

Natalia Vodianova



Sua pose no Instagram foi uma das mais comentadas e reproduzidas em sites de todo o planeta. Uma imagem cuidada, em preto e branco, na qual a modelo dava de mamar ao seu filho James, com um mês de vida.

Miranda Kerr, a precursora?



Embora Angelina Jolie tenha sido das primeiras ao posar amamentando o seu bebê, numa capa de 2008 da W Magazine, a ex-angel da Victoria’s Secret pode ser a culpada pela atual febre das modelos lactantes que compartilham suas imagens nas redes. Em 2011, ela publicou em seu blog uma imagem em que dava o peito e defendia a prática: “Para mim, é a coisa mais natural do mundo, e adoro a conexão que temos durante esses momentos preciosos e belos”.

Julia Stegner



A modelo que protagonizou a campanha da Chloé com Lou Dillion e é embaixatriz do Unicef foi mãe recentemente e postou em seu Instagram uma foto amamentando num parque, por ocasião da Semana Mundial da Amamentação. “Muito grata por ser capaz de fazer isso”, escreveu ela.

YaYa DaCosta



A modelo, que venceu o programa Americas Next Top Model e depois fez carreira no cinema e televisão (apareceu em O Mordomo da Casa Branca e em Minhas Mães e Meus Pais, e também estará no próximo filme de Ryan Gosling e Matt Bomer), quis se solidarizar com uma colega de profissão que foi duramente criticada nas redes sociais após compartilhar fotos amamentando o seu bebê. “Acabo de ficar sabendo do escândalo com Ashley Nicole e preciso postar uma imagem semelhante para me solidarizar a ela”, escreveu a modelo, acrescentando as seguintes hashtags: #amamentaréomelhor, #paraissoservem, #superem, #mães unidas. Misteriosamente, a foto depois desapareceu do seu Instagram.

Apesar da inegável e valiosa vontade de normalizar um ato natural e de eliminar a simbologia erótica que o Ocidente atribuiu aos seios, existem vozes críticas a essa corrente liderada pelas modelos. Na Vogue norte-americana, a jornalista (e atual mãe lactante) Malwina Gudowska escreveu há alguns meses uma coluna em que pedia o fim desse tipo de fotografias. “O fato é que, para muitas mulheres, dar o peito não é divertido nem glamouroso. E agora, em vez de termos uma conversa real, temos imagens de mães supermodelos que fazem com que as primeiras semanas de maternidade pareçam tão fáceis como posar para uma foto. É bem menos do que isso.”

Fonte: El País





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Fale Comigo

VERA LUCIA DE SOUSA
Celular: (16) 9.9258.2898
Espaço Natura: Natura Toque Sensual
e-mail: verasousa2009@hotmail.com