domingo, 23 de agosto de 2015

CÂNCER DE MAMA: Conhecimento e Prevenção são os Melhores Remédios

Conheça as causas, os sintomas e a prevenção da doença



Câncer é o nome dado a um grupo de doenças em que as células do organismo crescem desordenadamente. Esse crescimento anormal forma um nódulo ou uma massa, que são denominados de acordo com a parte do corpo em que foram originados.

O câncer de mama é um tumor que começa a se desenvolver a partir do tecido mamário. O tumor de mamas é do tipo carcinoma, ou seja, um tumor maligno que se desenvolve a partir de células epiteliais do tecido mamário.

As mamas são formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas de lóbulos e ductos mamários. O tumor pode começar a se desenvolver nos ductos ou nos lóbulos mamários. Pode ser do tipo invasor (que se espalha para outras partes do corpo),quando não passa da região de origem.

Quando um tumor é formado ele é revestido por uma membrana. Se esta permanece intacta, as células cancerígenas não conseguem atingir outras partes do corpo. Porém, se há o rompimento dessa membrana, o câncer se espalha, invadindo as regiões próximas ou até outras partes do organismo, causando as metástases.


TIPOS DE CÂNCER DE MAMA

Carcinoma Ductal: é um tumor que se localiza na mucosa dos ductos de leite. Ele pode ser do tipo in situ ou invasivo, sendo este último o tipo mais comum de câncer de mama, que corresponde a 80% dos casos. Vale ressaltar, que quando o carcinoma ductal é detectado, o
exame da biópsia vai analisar a qual subtipo ele pertence, pois nem todos são iguais.

Carcinoma Lobular: é um câncer que se desenvolve nos lóbulos mamários e indica um risco maior, pois é um tumor mais invasivo, entretanto também pode ser in situ. Assim como o ductal, o carcinoma lobular passa por uma análise histopatológica para definir exatamente a qual subtipo ele pertence.

Carcinoma inflamatório: é um tipo de tumor invasivo, que muitas vezes não apresenta nenhum tipo de massa palpável e, dificilmente, é detectado por meio de mamografias ou ultrassonografias. Esse tipo de câncer recebe a classificação de inflamatório pelo estilo de desenvolvimento de suas células cancerígenas, que, geralmente, ficam nos linfáticos subdérmicos, causando um entupimento do sistema linfático.

Doença de Paget: é um tipo de tumor de mama que atinge a aréola e/ou o mamilo, sendo raro. Em geral, as células tumorais crescem nos ductos mamários e avançam em direção à epiderme do mamilo.


SINAIS E SINTOMAS

• Mudanças na pele da mama, como enrugamento
• Mudanças no tamanho ou formato das mamas
• Caroço ou tecido mais grosso
• Eliminação de secreção pelo mamilo
• Descascamento na mama ou no mamilo
• Pele avermelhada ou corroída


PREVENÇÃO

Como apenas 10% dos casos de câncer de mama são hereditários, a boa notícia é que a prevenção pode fazer toda a diferença. A mamografia deve ser realizada anualmente pelas mulheres com mais de 40 anos.

Mulheres abaixo dos 40 devem realizar consultas anuais com médicos ginecologistas ou mastologistas, que vão indicar exames como o ultrassom das mamas como forma de prevenir a doença.

Além dos exames anuais, a mulher deve ficar atenta a qualquer alteração que ocorra nas mamas.

A adoção de hábitos saudáveis de vida é fundamental, como:
Alimentar-se de forma saudável, consumindo mais frutas, verduras, legumes, grãos integrais, menos gordura saturada e produtos industrializados;
Praticar uma atividade física regularmente - 30 minutos todos os dias ou 60 minutos de 4 a 5 vezes por semana;
Parar de fumar e de beber;
Amamentar e optar por ter filhos antes dos 35 anos.

O importante é a conscientização das mulheres de que é preciso cuidar da saúde, adotar hábitos de vida saudáveis e realizar os exames preventivos. Com essas medidas básicas é possível flagrar o câncer na sua fase inicial, em que as chances de cura chegam a 90% e as mamas podem ser preservadas. Quando necessária, a mastectomia já é corrigida pelo Sistema Único de Saúde, que reconstrói as mamas e oferece a mulher uma melhor qualidade de vida.

FONTE: SUS / Sautil


ENTREGA DE DOAÇÕES DE PRÓTESES MAMÁRIAS DA ASSOCIAÇÃO SEMPRE VIVA


Conheça o trabalho da Consultora Natura Sonia Ceneviva, da Associação Sempre Viva, que oferece apoio às mulheres com câncer de mama.




Conheça a Linha Chronos da Natura, produtos que adiam os sinais de envelhecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Fale Comigo

VERA LUCIA DE SOUSA
Celular: (16) 9.9258.2898
Espaço Natura: Natura Toque Sensual
e-mail: verasousa2009@hotmail.com