sábado, 25 de julho de 2015

Como um Pit Bull com coroa de flores pode salvar a vida de outros cães

Por Erika Kokay


Sophie Gamand se dedica a fotografar cachorros em séries muito particulares – e espalhar sua mensagem sobre o direito dos animais


O pit bull Casper, uma das estrelas da série 'Flower Power' (Foto: Divulgação/Sophie Gamand)
As fotografias de Sophie Gamand parecem feitas para aquecer o coração do espectador ou, no mínimo, provocar sorrisos. Mas ela espera mais do que isso: fazer refletir sobre o direito dos animais.

Sophie, nascida na França, começou a fotografar cachorros “por acidente” em 2010, quando se mudou para Nova York, nos Estados Unidos, com o noivo. Descobriu que achava mais interessante registrar cães do que seus donos, as pessoas. “Logo se tornou uma obsessão, e eu desenvolvi um estilo”, diz, em entrevista a ÉPOCA.

AT THE VET

Como fotógrafa voluntária, passou a trabalhar numa clínica veterinária, documentando a rotina de cães e a forma como esses animais se encaixavam num ambiente estressante e tão pouco natural. As fotos resultaram em sua primeira série, At the Vet — em português, “no veterinário” —, bem sobre o dia a dia na clínica.

Cachorro em ensaio At the Vet (Foto: Divulgação/Sophie Gamand)
A paixão pelos bichos pegou. “O que mais me interessa nos cachorros é que eles se tornaram muito mais do que animais. A parceria única com os seres humanos os torna muito especiais”, afirma. “Acredito que eles sejam capazes de espelhar nossa condição humana. O que fazemos aos cães, e com os cães, fala muito sobre nossa humanidade.”

DOG PAGEANT

Esse relacionamento entre cachorros e seus donos é vastamente explorado nos trabalhos de Sophie Gamand. Seja na série Dog Pageant, em que ela acompanha cãezinhos superproduzidos em seus desfiles em concursos de beleza; ou em Metamorphosis, que mostra a grande transformação dos animais após uma visita ao pet shop.

Ensaio Dog Pageant (Foto: Divulgação/Sophie Gamand)


WET DOG

E foi registrando a metamorfose de cães que Sophie teve a ideia para um de seus trabalhos mais virais: Wet Dog, nada mais simples do que cachorros molhados. “Os ‘clientes’ estavam sendo banhados, quando percebi que suas expressões eram inestimáveis. Aqueles cães estavam tão vulneráveis e expressivos que pareciam humanos”, diz ela.

Ensaio Wet Dog (Foto: Divulgação/Sophie Gamand)
De tão única, a série de fotografias ganhou prêmios e colocou o trabalho da francesa em evidência na mídia. Em outubro, um livro homônimo será lançado — o primeiro da carreira de Sophie — com imagens inéditas dos cães ensopados. “Nove em cada dez fotos nunca foram vistas pelo público. Estou muito empolgada.”

Ensaio Wet Dog (Foto: Divulgação/Sophie Gamand)

FLOWER POWER

Outra série da francesa que pode ganhar sua versão em papel em breve é Flower Power, citada no título desta reportagem. Sophie colocou coroas de flores em cães da raça pit bull, geralmente associada a uma personalidade mais violenta, e os exibiu de forma completamente inesperada — e não menos apaixonante.

Ensaio Flower Power (Foto: Divulgação/Sophie Gamand)
"Sempre tive medo de pit bulls, mas como voluntária em casas de adoção, eu precisava conviver com eles”, afirma. “Queria ver se a fotografia é uma ferramenta poderosa o suficiente para mudar a ideia que temos desses cães tão pouco compreendidos.” Ela pretende, ainda neste ano, fazer fotos de pit bulls adornados ao redor dos EUA e transformar a viagem em livro.

Segundo Sophie, o país que ela escolheu para viver sacrifica 1,2 milhão de cachorros todos os anos, sendo 1 milhão deles pit bulls. O número drástico é um grande motivador para os trabalhos da fotógrafa em prol da causa animal, que são a maior parte de sua produção. “A humanidade domesticou os cães milênios atrás. Somos responsáveis por eles”, diz.

STRIKING PAWS

Fotos do projeto Striking Paws (Foto: Divulgação/Sophie Gamand)
Em sua luta pelos direitos dos bichos, a francesa criou o projeto Striking Paws, que atua em várias facetas: seja fotografando, voluntariamente, animais em centros de adoção; ou criando campanhas para promover as vantagens de se adotar um cãozinho. Por meio da venda de seu trabalho, ela também arrecada fundos para ajudar na manutenção desses centros.

Como Sophie Gamand consegue fotografar esses animais de forma tão expressiva? Ela responde: “Não vejo cachorros como animais. Se você tenta registrar, com a câmera, a personalidade dos cães e cria uma empatia com eles, os resultados serão incríveis”.

Sophie Gamand (Foto: Divulgação/ Striking Paws)

FONTE: Revista Época




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Fale Comigo

VERA LUCIA DE SOUSA
Celular: (16) 9.9258.2898
Espaço Natura: Natura Toque Sensual
e-mail: verasousa2009@hotmail.com