quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Hospital Gaúcho e Instituto Avon inauguram centro de prevenção de câncer de mama

Desde o dia 5 de dezembro, as mulheres atendidas pelo Sistema Único de Saúde no Serviço de Mastologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) contam com infra-estrutura de serviços maior, mais ágil e ainda mais qualificada para prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. A reestruturação do espaço para realização dos exames e a aquisição de aparelhos de alta tecnologia constituem a primeira etapa do Centro de Prevenção do Câncer de Mama HCPA – Instituto Avon, resultado de parceira entre as duas instituições.

“Vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Hospital de Clínicas tem atendimento praticamente todo voltado a pacientes do SUS, o que proporciona à população em risco social o acesso a um padrão de serviço de melhor qualidade”, ressalta Lírio Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon, que participou da inauguração do novo Centro. Com os recursos investidos pelo Instituto – cerca de R$ 2,7 milhões –, até o final de 2012 serão realizadas, entre outras reformas, a da área ambulatorial da ginecologia (salas de aula e de estudos).

Luís Felipe Miranda, presidente da Avon Brasil, que também esteve em Porto Alegre, afirmou que a ampliação dos serviços existentes permitirá aumentar em 20% o volume de atendimentos e de realização de exames mamográficos nos próximos 5 anos. “Isso significa acolher cerca 20 mil mulheres de 10 municípios da Grande Porto Alegre, além de reduzir o tempo de espera entre o diagnóstico e o início do tratamento, o Centro de Prevenção de Câncer de Mama HCPA/Instituto Avon está investindo, também, em maior qualificação no atendimento”, argumenta ele.

Também presente à inauguração, a diretora de Comunicação da Avon, Kátia Gianone, ressaltou que a empresa apoia esse tipo de iniciativa porque é “totalmente compatível com os objetivos da campanha do Instituto Avon: salvar e preservar vidas”. Para o coordenador geral do projeto, professor Jorge Biazús, a parceria significa o início de uma nova fase para o Serviço de Mastologia do HCPA. “É a expansão do serviço de maneira ainda mais qualificada, com melhorias em todos os aspectos institucionais: assistência, ensino e pesquisa”, afirma.

O projeto possui várias frentes e permitirá o aumento de eficácia e a redução de tempo de procedimentos como cirurgias, exames clínicos,
rastreamento por imagem e coleta de material para exames anatomopatológicos; incentivará o Programa de Reconstrução Mamária; qualificará procedimentos para diagnóstico de lesões não palpáveis; além de aprimorar processos de coleta e armazenamento de material biológico (tecido tumoral, normal e sangue) para o Banco de Tecidos/DNA, já em funcionamento no HCPA.

Luis Felipe Miranda, Jorge Biazus, Kátia Gianone, Carlos Menke, médico e mastologista, Lirio Cipriani e Nadine Clausell, médica e pesquisadora do HCPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Fale Comigo

VERA LUCIA DE SOUSA
Celular: (16) 9.9258.2898
Espaço Natura: Natura Toque Sensual
e-mail: verasousa2009@hotmail.com