terça-feira, 1 de dezembro de 2015

As vezes só a morte para unir a família

Héctor Llanos Martínez / María Sánchez Sánchez


O idoso liga a secretária eletrônica do telefone e começa a ouvir as mensagens:  "Oi papai, preciso lhe dizer que não iremos a sua casa no Natal esse ano.  Tenteremos no próximo, prometo.  Feliz Natal, papai". 
Poucos dias depois, os filhos em diferentes locais do mundo começam a receber a notificação de seu falecimento, causando uma enorme comoção entre eles. 
Mas quando chegam para o velório do idoso, tiveram uma enorme surpresa. 


O vídeo, um anúncio da marca alemã de supermercados EDEKA, chama a atenção sobre uma realidade especialmente triste: a dos idosos que passam sozinhos as festas natalinas. Um número que em 2014 chegou a um milhão e meio de pessoas na Espanha, por exemplo, e que afeta, segundo dados da Sociedade Espanhola de Médicos de Residências, um em cada cinco idosos de mais de 65 anos de idade. Ficar sem companhia nessas circunstâncias pode contribuir para piorar seu estado de ânimo ou causar uma depressão, de modo que é comum surgirem nessa data campanhas que tentam reduzir a sensação de abandono. Outros coletivos, como a Federação de Amigos dos Idosos trabalham, todo o ano, para combater a solidão não desejada através de seus programas de voluntários.

A partir desse vídeo – que em um dia superou um milhão de reproduções no YouTube e está em seis milhões no Facebook – a empresa alemã organizou um concurso online no qual propõe aos seus consumidores que enviem fotografias de momentos especiais associados ao Natal. Devem fazê-lo nas redes através da hashtag #heimkommen (voltar ao lar) e servirá para que 100 pessoas ganhem um cupom no valor de 100 euros (412,52 reais) que poderá ser utilizado nas lojas da rede durante as festas.

Não é a primeira vez que a EDEKA faz um anúncio que se torna popular na Internet e toca as pessoas. Também conseguiu sucessos notáveis utilizando o humor e famosos locais. É o caso desse outrospot – com mais de 5 milhões de reproduções – que pode ser visto em seu canal do YouTube e estrelado por H.P. Baxxter, líder de uma banda de música eletrônica. Em 2014 outro artista, Friedrich Liechtenstein, superou 14 milhões de visualizações com sua contribuição à publicidade dos supermercados.

A grande rede varejista britânica John Lewis – cujos esperadíssimos anúncios de Natal alcançam audiências milionárias ano após ano – também colocou nessa ocasião um idoso solitário como protagonista. Um avô que vive sozinho na Lua e que recebe um presente de uma garota terrestre que o observa através de seu telescópio. Demonstre seu carinho a alguém neste Natal é o slogan desse vídeo que foi visto por 19 milhões de pessoas no YouTube desde sua publicação em 5 de novembro.

FONTE: El Pais

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