quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Crise dos refugiados: ONU diz que 12% das mulheres estão grávidas

Representante da ONU Mulheres alerta para riscos sofridos por mães e crianças em busca de refúgio 

Refugiada síria abraça seu bebê após resgate no Mar Mediterrâneo que levou a família
para Palermo, na Itália (Foto: Alessandro Penso/UNHCR)

A crise de refugiados que tentam chegar à Europa está chamando a atenção do mundo inteiro e a diretora da ONU Mulheres, órgão dedicado a combater desigualdades e violência por motivação de gênero, disse que é necessário encontrar a resposta emocional correta para a situação.

Segundo Phumzile Mlambo-Ngcuka , 12% das mulheres atravessam o Mar Mediterrâneo grávidas, por isso, fornecer assistência de saúde a essas refugiadas é essencial. 

A representante da ONU está muito preocupada com a instabilidade e a falta de segurança das famílias que escapam de conflitos. Ela falou sobre a responsabilidade de proteger em especial mulheres e meninas, que muitas vezes sofrem agressões por parte dos extremistas e também são vítimas da violência em seus países de origem.

Phumzile Mlambo-Ngcuka, diretora da ONU Mulheres, alerta para cuidados especiais com
mães e crianças em busca de refúgio (Foto: GNT)

A diretora da ONU Mulheres destaca que, em casa, as jovens não tem acesso à educação, nem a direitos econômicos e sociais e muitas foram vítimas de abuso e exploração sexual. Para fugir dessa situação, elas tentam chegar a outros países, mas acabam nas mãos dos traficantes que controlam os barcos com refugiados.

Phumzile Mlambo-Ngcuka reafirma ainda que uma ação humanitária é urgente para tratar das necessidades específicas das mulheres e das meninas refugiadas. Ela dá algumas sugestões: garantir rotas seguras e fornecer abrigos e proteção social para aquelas que conseguem alcançar o seu destino.

A ONU Mulheres está fornecendo apoio psicossocial e de renda para refugiadas e deslocadas internas no Egito, no Iraque, na Jordânia e no Líbano, nações que juntas, já receberam quase quatro milhões de sírios.


Fonte: Rádio ONU / GNT

Conheça Nova Linha Ekos Murumuru da Natura,  para cabelos reconstrução de cabelos danificados 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Fale Comigo

VERA LUCIA DE SOUSA
Celular: (16) 9.9258.2898
Espaço Natura: Natura Toque Sensual
e-mail: verasousa2009@hotmail.com