Amamentar seus bebês (e mostrar isso nas redes sociais) é a última cruzada das modelos
Pelo menos 105.000 pessoas já curtiram o fato de Doutzen Kroes aparecer nas redes sociais defendendo a amamentação – o que incluiposar usando um aparelho de extração de leite e preparando a mamadeira para o seu segundo filho. Ainda nesta semana, ela publicou em sua conta no Instagram mais uma prova do seu ativismo em favor da amamentação: “Rotina diária!”, escreveu ela. “Estou promovendo a amamentação, é o melhor para seu bebê sempre que possível!”.
Há meses essa modelo – uma dasangels da marca Victoria’s Secret – está envolvida na causa. Quem olha a sua conta se depara com várias imagens da carismática modelo dando o peito, seja no meio da rua – demonstrando a normalidade de um ato natural – ou com uma pose estudada e preciosista, junto à sua família, nas páginas da Vogue.
Kroes não está sozinha. Como brincou o site Yahoo Style, os Instagrams de modelos amamentando são os novos selfies de famosas que acabam de acordar e se deixam fotografar sem maquiagem. A hashtag #Breastfeeding (amamentando) substituiu a#IWokeUpLikeThis (acordei desse jeito), que Beyoncé popularizou no clipe de Flawless. Mas aqui, evidentemente, há um fator bastante diferente: a vontade de normalizar e acabar com os preconceitos sociais envolvidos no ato de amamentar em público e, por outro lado, expressar ao resto do mundo que elas fazem parte do clube pró-amamentação. Investiguemos quem é quem nesse fenômeno das redes sociais:
Gisele Bündchen, a “multitarefa”
Jamie King, a equânime
Natalia Vodianova
Miranda Kerr, a precursora?
Julia Stegner
YaYa DaCosta
Apesar da inegável e valiosa vontade de normalizar um ato natural e de eliminar a simbologia erótica que o Ocidente atribuiu aos seios, existem vozes críticas a essa corrente liderada pelas modelos. Na Vogue norte-americana, a jornalista (e atual mãe lactante) Malwina Gudowska escreveu há alguns meses uma coluna em que pedia o fim desse tipo de fotografias. “O fato é que, para muitas mulheres, dar o peito não é divertido nem glamouroso. E agora, em vez de termos uma conversa real, temos imagens de mães supermodelos que fazem com que as primeiras semanas de maternidade pareçam tão fáceis como posar para uma foto. É bem menos do que isso.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário