quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Crise dos refugiados: ONU diz que 12% das mulheres estão grávidas

Representante da ONU Mulheres alerta para riscos sofridos por mães e crianças em busca de refúgio 

Refugiada síria abraça seu bebê após resgate no Mar Mediterrâneo que levou a família
para Palermo, na Itália (Foto: Alessandro Penso/UNHCR)

A crise de refugiados que tentam chegar à Europa está chamando a atenção do mundo inteiro e a diretora da ONU Mulheres, órgão dedicado a combater desigualdades e violência por motivação de gênero, disse que é necessário encontrar a resposta emocional correta para a situação.

Segundo Phumzile Mlambo-Ngcuka , 12% das mulheres atravessam o Mar Mediterrâneo grávidas, por isso, fornecer assistência de saúde a essas refugiadas é essencial. 

A representante da ONU está muito preocupada com a instabilidade e a falta de segurança das famílias que escapam de conflitos. Ela falou sobre a responsabilidade de proteger em especial mulheres e meninas, que muitas vezes sofrem agressões por parte dos extremistas e também são vítimas da violência em seus países de origem.

Phumzile Mlambo-Ngcuka, diretora da ONU Mulheres, alerta para cuidados especiais com
mães e crianças em busca de refúgio (Foto: GNT)

A diretora da ONU Mulheres destaca que, em casa, as jovens não tem acesso à educação, nem a direitos econômicos e sociais e muitas foram vítimas de abuso e exploração sexual. Para fugir dessa situação, elas tentam chegar a outros países, mas acabam nas mãos dos traficantes que controlam os barcos com refugiados.

Phumzile Mlambo-Ngcuka reafirma ainda que uma ação humanitária é urgente para tratar das necessidades específicas das mulheres e das meninas refugiadas. Ela dá algumas sugestões: garantir rotas seguras e fornecer abrigos e proteção social para aquelas que conseguem alcançar o seu destino.

A ONU Mulheres está fornecendo apoio psicossocial e de renda para refugiadas e deslocadas internas no Egito, no Iraque, na Jordânia e no Líbano, nações que juntas, já receberam quase quatro milhões de sírios.


Fonte: Rádio ONU / GNT

Conheça Nova Linha Ekos Murumuru da Natura,  para cabelos reconstrução de cabelos danificados 


sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Leve as cores de Frida Kahlo para o make!

Por Larissa Gomes

Em setembro, o Instituto Tomie Ohtake recebe a mostra "Frida Kahlo - Conexões entre Mulheres Surrealistas no México", que reúne obras de Frida e de artistas que se inspiraram em seu trabalho. Prepare-se para uma explosão de cores e leve essa energia para a maquiagem


Ao lembramos de Frida Kahlo, a imagem que vem à cabeça é a de uma mulher de personalidade forte. As cores alegres e florais de suas roupas contrastavam com o semblante sério e com seu corpo marcado por doenças e tragédias. A união entre a fragilidade e a vontade de viver de Frida, aliada ao fato de ela ter se casado com o pintor Diego Rivera, fizeram com que ela desabrochasse como artista. Vinte de suas obras estão expostas neste mês de setembro em São Paulo, no Instituto Tomie Ohtake. Considerando que Frida Kahlo pintou apenas 143 telas, a exposição é uma oportunidade incrível para conhecer um pouco mais da vida e da obra da artista.

Também fazem parte da exposição obras de 16 artistas nascidas ou radicadas no México, como Maria Izquierdo, Remedios Varo e Leonora Carrington. Ao lado de Frida, elas são autoras de potentes produções. "São imagens pungentes e inesquecíveis por suas cores e traços impositivos, pelos elementos da cultura nativa mexicana, pelos gestos confrontadores e pelo desprezo por qualquer convenção do que seja o bom gosto burguês tradicional", afirma Paulo Miyada, curador do Instituto Tomie Ohtake. O ingresso para conferir a exposição custa até R$ 10. Às terças, a entrada é gratuita. A mostra vai até 10 de janeiro de 2016.

Exemplo de superação

Frida nasceu em 1907, nos arredores da Cidade do México. Ao longo da vida, foi vítima de uma série de desgraças. Teve poliomielite aos seis anos de idade, o que a deixou com uma lesão no pé direito. Aos 18 anos, sofreu um acidente gravíssimo, de bonde, que comprometeu muito de seu organismo, afetando a coluna vertebral, a clavícula, as costelas, a pélvis e o útero. Ela sofreu onze fraturas na perna direita e teve o pé esmagado. Foram muitos meses no hospital. Nesse período, Frida começou a pintar deitada na cama e chegou a retratar os coletes ortopédicos que precisava usar durante a longa recuperação. Os desenhos surrealistas eram um reflexo dos sentimentos mais íntimos da artista.


Apesar de todas essas tragédias, a sede de Frida pela vida está estampada nas próprias roupas que usou. Os longos vestidos coloridos com a temática Tehuana escondiam as marcas no corpo. Os coletes ortopédicos se pareciam com corpetes. Quando teve a perna amputada, em 1953, em decorrência da poliomielite, adotou uma prótese especial que contava com uma bota vermelha adornada por temas chineses. Frida era uma mulher tão corajosa que seguia em frente. E assim ela se transformou em ícone.

As cores de Frida

Muito presentes no trabalho da artista, as cores sempre tinham um significado para a artista. Em seu diário, ela descreve cada uma: o verde evidenciava boa luz; o amarelo transitava entre medo, loucura, doença, sol e alegria; o azul cobalto remetia à eletricidade, à pureza e ao amor. O diário foi publicado no Brasil em 2012, pela editora José Olympio sob o título "O Diário de Frida Kahlo, um Auto-retrato Íntimo". Também traz aquarelas, poesias e desenhos íntimos.


Os tons adorados pela artista são uma fonte de inspiração para a moda e a maquiagem. Foque nas cores vibrantes, como as do batom líquido de Faces, que traz tons de cereja e pink. As sombras mono de Aquarela garantem cor intensa às pálpebras. Escolha o azul turquesa, o azul royal, o laranja e o roxo. Finalize com a máscara para cílios alongadora de Aquarela e o blush trio multiefeito de Faces. Eis uma bela homenagem à Frida e à primavera.

Fotos: (conforme a ordem do texto) Nikolas Muray_Frida Kahlo en vestido azul_1939_Carbro print, Ed. 2de30_Courtesy the Gelman; Nickolas Muray_Frida Kahlo en una banca #5_Carbro print_45.5X36cm_Courtesy the Gelman Collection, © Nickolas Muray Photo Archives.jpg; Frida Kahlo_autorretrato con monos_1943_óleo sobre tela_Courtesy the Guelman Collection_©2015 Banco de México Diego Rivera & Frida Kahlo Museums Trust; Lucienne Bloch_Frida Kahlo en el hotel Barbizon Plaza_1931_Gelatin Silver Print_29.2X19cm-Courtesy the Gelman Collection.


FONTE: Natura


Conheça a nova linha Ekos Murumuru para reconstrução de cabelos danificados da Natura



quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Maquiadora dá dicas de maquiagem para quem usa óculos de grau

Por Helo Bassi


Vem ver o que usar para destacar os olhos por trás das lentes, como combinar batom com armação...



Os óculos de grau viraram acessório fashion e pedem uma maquiagem descolada para combinar. “Tem gente que não usa nada e há quem exagere nas cores e no brilho”, fala Helo Bassi, maquiadora de São Paulo. A solução é apostar no caminho do meio com estas dicas.

1 CORRIJA AS SOBRANCELHAS

Seja qual for a armação escolhida, os óculos vão necessariamente chamar a atenção para os olhos. Por isso, as sobrancelhas também ficam em destaque e precisam estar com o desenho em dia. “Vale usar um lápis ou sombra de cor marrom para preencher falhas”, recomenda Helo Bassi.

2 APAGUE OLHEIRAS

Depois de usar um pó ou uma base, é fundamental passar corretivo para camuflar as olheiras – sim, elas podem ficar ainda mais escuras por causa da sombra que a armação faz abaixo dos olhos. Dose bem a quantidade e prefira produtos com textura mais sequinha, que não transfere para os óculos, borrando a maquiagem.

3 MARQUE O CÔNCAVO

Dependendo da lente e da armação, as pálpebras superiores acabam sumindo por trás delas. Por isso, aqui, vale a regrinha do menos é mais. Os maquiadores recomendam usar tons de marrom para marcar o côncavo (a passagem entre a pálpebra móvel e o ossinho acima dos olhos). “Gosto de um esfumado apenas no canto externo dos olhos. Não pesa e levanta a expressão”, sugere Helo.

4 VÁ DE DELINEADOR GATINHO

O delineador preto rente aos cílios com acabamento puxado para cima é um coringa para quem usa óculos. Cai superbem em armações com uma pegada retrô e faz uma dobradinha clássica com um belo batom vermelho. 

5 CUIDADO COM O LÁPIS DE OLHO 

Lembre-se: lápis preto na linha d’água costuma dar a impressão de olhos menores. Por isso, evite-o se a sua lente (geralmente a de miopia) já causa esse efeito. Já o lápis bege ali vai abrir o olhar.

6 ILUMINE OS PONTOS CERTOS

Aplique uma sombra bege perolada logo abaixo da linha das sobrancelhas e no canto interno dos olhos. Se não usou nenhuma sombra nas pálpebras, espalhe o produto nelas também.

7 ACERTE NA MÁSCARA PARA CÍLIOS

Algumas mulheres reclamam dos cílios batendo nas lentes quando passam rímel. Prefira as máscaras para cílios que garantem volume (e não alongamento).

8 DÊ ATENÇÃO AO CÍLIOS INFERIORES

A região das pálpebras inferiores fica em evidência quando usamos óculos. Faça um leve esfumado rente aos cílios com sombra marrom ou, se quiser ousar, dourado e tom de berinjela. Passe a máscara para cílios no canto externo. 

9 COMPLETE COM BATOM E BLUSH 

O batom nude é coringa, mas muitas famosas combinam o batom com a cor da armação (rosa, vermelho e vinho). Pegue leve no blush. Pêssego e coral dão um corado saudável.


FONTE: Viva Mais Digital


Conheça os produtos de Maquiagem da Natura


Dúvidas? Fale Comigo

VERA LUCIA DE SOUSA
Celular: (16) 9.9258.2898
Espaço Natura: Natura Toque Sensual
e-mail: verasousa2009@hotmail.com